Pr. Márcio Valadão

Palavra do Pastor

A questão do dinheiro

A Bíblia diz que ao amor ao dinheiro é a raiz, a fonte, de todos os males


É interessante o quanto a Bíblia tem passagens em referência ao dinheiro. Mais até que o próprio inferno. A Bíblia diz que ao amor ao dinheiro é a raiz, a fonte, de todos os males. Não o dinheiro em si, mas o amor, o apego a ele. Quantos casamentos desfeitos! Quantas vidas presas! Quanta vergonha na política! Tudo por causa do amor ao dinheiro.

É muito interessante o que o sábio Salomão disse em relação a esse tema. Em Provérbios 3,7: “Não seja sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isso saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Agora, acompanhe o verso sete do capítulo quatro. Provérbios 4,7: “o princípio da sabedoria é adquirir a sabedoria; sim, contudo que possuí, adquire o entendimento”.

Observa agora o que o próprio Jesus falou acerca do dinheiro, das posses, dos bens: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a Terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam, mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corroem, onde ladrões não escavam nem roubam, porque onde está o teu tesouro, aí também estará o vosso coração.” (Mt 6,19-21).

Talvez o leitor esteja dizendo: “Pastor, isso não é para mim, porque eu não tenho nenhum tesouro para esconder. Eu não tenho dinheiro nem para fazer uma poupancinha”. Mas não é uma questão da quantidade. O Senhor está falando sobre o coração, pois Ele disse: “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. A questão é o apego ao dinheiro.

Além de Salomão e Jesus, quem tratou do tema foi o apóstolo Paulo. Em sua segunda carta aos Coríntios, ele escreveu nesta passagem: “Não nos atentemos nas coisas que se veem, mas nas que não se veem, porque as que se veem são temporais, e as que não se veem são eternas” (2Co 4,18). Você já viu um defunto no caixão com a carteira de dinheiro no bolso? Creio que não. O dinheiro foi criado para nos manter enquanto estivermos aqui, nesse mundo. Quando não temos uma compreensão correta desses valores, desses princípios, toda a nossa perspectiva e a nossa forma de lidamos com a vida passam a ser terrenas.

Deus tem um padrão. Se há algo que Ele sempre deseja é que o homem não se esqueça Dele. É verdade que muitas pessoas lembram-se do Senhor só nos momentos de necessidades, sendo que o melhor momento de estar diante do Senhor é quando você pode louvá-lo, glorificá-lo, não simplesmente para dizer: “Senhor, me abençoe”, mas para exaltá-lo e honrá-lo com toda a intensidade do seu coração. Leitor amado, reflita sobre isso!


Deus te abençoe!
Pr. Márcio Valadão