Caminhe ao lado de algum amigo
Os amigos são capazes de nos dizer verdades que outras pessoas não teriam liberdade para falar
“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Pv 27,17). Quem afia o homem? Na verdade, é Deus que faz toda boa obra em nós: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp 1,6). Mas Ele usa os amigos para nos afiar, nos confrontar, aconselhar, para sorrir e chorar conosco nos momentos bons e ruins da vida. Os amigos fazem com que nos sintamos úteis, e são capazes de nos dizer verdades que outras pessoas não teriam liberdade para falar.
Certo homem tinha um modo desagradável de se alimentar; mastigava de boca aberta. Entretanto, não teve ninguém que chegou para ele e disse: “Amigo, feche a boca, é tão feio comer assim”. As pessoas o criticavam, mas não o ajudavam, talvez por causa da falta de liberdade. Certamente, um amigo verdadeiro não teria permitido tal situação, teria alertado, afinal, ele o livraria do ridículo, de algo bem mais constrangedor.
A Palavra diz exatamente isso: “Como o ferro com ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo”. Se temos amigos mais chegados que um irmão, certamente, vamos ouvi-lo. Não vamos considerar a sua exortação como uma intromissão em nossa vida, mas como um conselho valioso de alguém que nos ama de verdade.
Quando você tem amigos que são irmãos, você tem uma bênção muito grande! Esse é um dos preciosos presentes que o Pai nos deixou, a verdadeira amizade. A escolha de caminhar com alguém ou viver sozinho é sua. Eu o aconselho a escolher caminhar ao lado de alguém. A não se isolar. Aceitar os amigos e ser amigo das pessoas.
Saiba, leitor amado, que você pode estar casado, mas precisa de amigos. Homens e mulheres precisam de amigos. Creio que poucas são as pessoas que escolhem viver sozinhas, talvez por causa de uma decepção, mas ninguém está imune de ser decepcionado, e, caso isso já tenha acontecido ou aconteça com você, não desacredite da amizade, pois, certamente, há pessoas fiéis, amorosas, amigos de verdade, desejosos em fazer o bem a você. Acredite!
Deus te abençoe!
Pr. Márcio Valadão