Pr. Márcio Valadão

Palavra do Pastor

Conhecimento profundo

Quando lemos o livro de Jó, percebemos ali um homem, em cuja vida a desgraça havia alojado


Quando lemos o livro de Jó, percebemos ali um homem, em cuja vida a desgraça havia alojado. Ele havia perdido seus filhos, seus bens, sua saúde e, durante todo o caminho, alguns amigos tentam trazer consolo para ele, mas Jó entre tantas coisas escreve: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho?

Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.1-6).

Jó falou muitas coisas sem o pleno conhecimento de Deus, ele disse: “na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” e, porque ele falou tantas coisas sem conhecer, atribuindo a Deus atos que Ele nunca havia feito, Jó se arrepende, e diz: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem.”

Tudo muda quando passamos a conhecer Deus. Qual é o nível de conhecimento sobre Deus? Só de ouvir falar? Jó dizia: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” Mas como podemos ver Deus se Ele é invisível? Quando começamos a conhecer a Palavra de Deus, nos tornamos íntimos dele. Passamos a sentir prazer em Deus. Sentimos prazer em ir à casa de Deus. A nossa prioridade é a vontade dele e não mais a nossa.

Fé é você crer que Deus vai cumprir tudo que Ele prometeu na Palavra dele. Isso que é conhecer a Deus. Nós só conhecemos alguém à medida que entendemos seu caráter. O principal motivo de não buscarmos a Deus é a incredulidade. Queremos alguma coisa palpável, algo que possamos tocar.

A falta de conhecimento de Deus faz com que as pessoas fofoquem, lancem calúnias. Inventam coisas as mais absurdas, só por não conhecerem o Senhor. “Curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não me conhecem, diz o Senhor.” (Jeremias 9.3).

Pessoas que lançam dardos de mentira, pessoas que se fortalecem na terra, mas não com a verdade, pessoas que avançam no caminho da malícia e falam do que não conhecem, é porque não conhecem a Deus.

Entretanto, a pessoa que conhece o Senhor, é totalmente diferente, ela é apegada à verdade, porque Jesus é a verdade que liberta verdadeiramente (João 8.36).

“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9.24).


Deus te abençoe!
Pr. Márcio Valadão